15 de dezembro de 2013

Patchcolagem ou Appliquè

Finalmente este ano consegui fazer patchcolagem (ou patchappliquè) do jeito como deve ser feita: com termocolante!
Fiz dois trabalhos: um pano de copa, com caseado na cor do tecido: 


 
e uma toalhinha, com caseado de fio preto:



Para isso, li mais de uma vez  todos os posts sobre aplicação do blog "Louca por Linhas" e o tutorial do "Minha casa, meu mundo" aqui. Ambos excelentes e que me ajudaram muito!

Como muita gente me escreve dizendo que tem dúvidas a respeito do tal appliquè, tirei umas fotos e vou passar algumas dicas desse recente aprendizado. E claro que os dois blogs que indiquei vão ajudar muito. Recomendo a leitura e alguns testes antes de partir pro primeiro trabalho.

Sobre o material:

- papel termocolante (usei um sem marca conhecida, mas dizem que o da marca Heat n´ Bond, importado, é o melhor, sem sombra de dúvida, mas não se encontra em todo lugar***)
- tecidos à escolha (de algodão)
- tesoura
- agulha de ponta fina (que fure as camadas de tecido)
- linha de meada (2 fios) ou de novelinho (nesse caso apenas 1 fio, pois é mais grossa)

1) Primeiro, vc vai passar o risco escolhido para o papel termocolante, colocando-o em cima do desenho e riscando a lápis - o que deve ser feito no lado fosco  do papel (onde não há cola, que vc percebe pelo brilho dela).

2) Outra coisa é saber que vc não pode fazer o desenho inteiro de uma vez, mas das partes do desenho separadamente. Depois, recortar com sobra no papel. Assim:

                         

Veja na foto que deixei uma sobra em volta do traçado (de mais ou menos 0,5 cm), para não cortar rente ao desenho. É importante.

3) Copiado e recortado o desenho, vc vai posicionar o papel com a parte brilhante (de cola) sobre o avesso do tecido. Precisa ser do avesso, afinal, é só pensar que o tecido deve ficar com cola para aderir à superfície onde for colá-lo. Assim:


4) Agora é a hora de usar o ferro de passar: ele deve estar bem quente e no modo seco (não pode estar com vapor).  Então vc vai passar o ferro no papel + tecido até perceber que a cola passou de um para o outro (é só ir levantando o papel um pouquinho pra checar se o tecido está brilhante). Vá passando o ferro até que toda a cola tenha ficado no tecido.

5) Então corte o tecido rente ao risco do papel. Abaixo, recortado, visto do lado avesso:


Aqui, do lado direito, já pronto pra ser aplicado:


Então retire o papel (que já vai estar sem a cola). Assim:



6) Feito isso em todas as partes, é hora de montar o desenho: colar as partes de acordo com o risco original, uma sobre a outra (quando for o caso). Lembrando que a parte com cola, claro, deve ficar virada para o tecido (o direito do tecido deve ficar virado para vc):


Nesse passo é importante lembrar que as partes que ficam embaixo das outras precisam ser cortadas um pouco maior do que manda o molde, pois serão sobrepostas.

Obs.: meus desenhos ficaram invertidos em relação aos desenhos originais. Soube que a maioria dos riscos precisam ser invertidos na hora de aplicar. Mas no caso destes meus, não fez diferença se ficariam para a esquerda ou direita...

7) O último passo da aplicação é passar o ferro quente de novo sobre o desenho montado, pois assim as peças vão colar umas nas outras. Nessa hora não deixe os pedaços se moverem.



8) E ir para a parte mais divertida (pelo menos pra mim): o caseado - que, na verdade, é opcional, mas que eu acho que é a cereja do bolo. É ele que dá a definição do trabalho, eu acho, como um contorno, uma moldura. E os detalhes bordados, como os olhos deste Papai Noel, feitos com pontinhos.


Para o caseado, por favor vejam os posts que já indiquei.- as fotos dizem tudo!




Obs. 1: Ganhei algumas bolhas no dedo médio ao longo desses trabalhos porque estava usando uma agulha de corpo muito fino. Depois de trocar por uma um pouco mais grossa, melhorou bem. Muita gente usa dedal para esse trabalho (hj existem os de borracha), mas nunca tentei...
Tb sei que há agulhas especiais para appliquè, mas ainda não comprei.

Obs. 2: O certo é que o tecido não desfie, afinal o termocolante tb tem essa função importante, mas o meu segundo (do Papai Noel) desfiou um pouco, sim. Talvez seja a qualidade do papel, não sei bem ainda...

Obs. 3: Não sabia se a técnica daria certo com feltro, mas constatei alegremente que sim: o nariz da rena é de feltro!!

Obs. 4: Não gostei do fato de que a agulha fica cheia de cola quando passada por trás do tecido na hora de arrematar o avesso no caseado, mas não sei se tem como evitar que isso aconteça...

Ou seja, ainda há o que aperfeiçoar, mas adorei o resultado dos dois! 

P.S.: Os dois riscos foram tirados da revista "Patch Natal - Guia do Ateliê" (ed. Alto Astral, out. 2013). Aqui ou nas bancas.
...........................
*** Nos armarinhos on-line costuma ter! Geralmente compro no Bazar Horizonte.



5 comentários:

Denise Moraes disse...

Claudia, ficou maravilhoso o seu trabalho, e prepare-se, pois vira uma deliciosa mania rsrsr uma ótima semana!
bjos
Denise

Eliana Lima disse...

Olá, Claudia!!! Tudo bem?
Comigo tudo ok! Só a correria diária mesmo...
Menina, ficou muito, muito bom o seu trabalho!!!
Deu até saudades de fazer appliquè... Mais de 1 ano que não pego na agulha!!!
Fiquei mega feliz por saber que ajudei. :>)
Eu, particularmente, gosto mais do caseado em preto. Dá um ar country muito bacana.
Seu mini tutorial ficou excelente também, viu?
Quanto à cola, o tecido desfiar e até a bolha no dedo, com certeza é a qualidade do termocolante!!! O Heat'n Bond é finíssimo! a agulha passa fácil, não deixa cola nem desfia o tecido. Agulhas finas também são melhores.
Como disse tem mais de 1 ano que não aplico mas, até então, não havia nenhum nacional que se igualasse.
Como bem disse Denise: prepare para o vício!!! rsrs
Boas Festas e um 2014 excepcional para você e família!!
bjoooo
Eliana

Renata disse...

Talentosa em tudo,né menina!!!Bjks e fique com Deus!!!

disse...

Ficaram lindos! Os motivos são uns fofos:) Apesar das dificuldades, valeu muito a pena né? com certeza os próximos serão mais fáceis:)

bjinhos

valeria rezende disse...

Olá Cláudia.Excelente post.Muito bem explicado e ilustrado. Lindos seus trabalhos. Meu favorito foi a rena.
Abraços!